terça-feira, 9 de agosto de 2011

OPRAH: A biografia não autorizada

Pois bem meninas. Com certeza que já todas ouviram falar da mais mediática apresentadora do mundo. Caso não conheçam (duvido muito), vejam a SIC Mulher todas as noites por volta das 21h30.

Chegou a Portugal a biografia não autorizada da apresentadora Oprah Winfrey. Conhecida pela sua generosidade, pela sua infância díficil, pelos abusos sexuais que  sofreu por parte de um tio e do primo, entre outras coisas... chegou a biografia que põe em causa muitas das históras que esta contou acerca de si, da sua infância e da sua família.

Kelly Kitty (autora da biografia) descreve-a  "Ao longo deste processo, descobri uma mulher notável, extremamente complicada e contraditória. Por vezes generosa, magnânima e profundamente solidária. Outras vezes fútil, mesquinha e egoísta (...). Há um lado caloroso em Oprah e um lado que só pode ser designado como frio que nem gelo."

Ao longo da biografia, encontramos relatos da sua prima Jo Baldwin que alega ter sido ameaçada por Oprah caso contasse que a infância desta não foi como a descreve, da sua irmã Patrícia Lloyd que sublinha o que a prima disse, dizendo que não eram ricas, mas que não foi uma infância pobre e neglicenciada. Também a sua prima Katherine Car comenta que várias vezes a confrontou com o facto de mentir e exagerar sobre o seu passado, ao que Oprah respondia que as pessoas querem drama.

Para além disto, e perante as suas declarações que de fora abusada sexulamete desde os 9 aos 14 anos, a sua veracidade foi posta em causa.
Quando, uns anos mais tarde, deu à luz, Oprah confessou ao pai que fora violada pelo seu tio e que possivelmente este era o pai da criança. Contudo o seu pai ignorou-se e justifica-o dizendo que ela se mostrava disponível para todos os homens. Oprah acabou por confessar a seu pai que percorria as ruas e mantinha relações sexuais com vários homens para ter atenção.

Note-se que em 1990, a sua irmão Patricia Lloyd, que necessitava de dinheiro para comprar droga, vendeu o segredo da gravidez de Oprah por 19 000 dólares.


Na biografia, encontramos mais segredos da vida da mulher com mais influência nos EUA, alguns deles relacionados com drogas e a obsessão desta pela comida.

Para as meninas interessadas, o livro editado pela Objectiva já está à venda por cerca de 28€.



Beijinhos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário